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2013-05-28T10:44:19-03:00

Como criar uma empresa em 9 passos


Passo 1: A Concepção da Ideia
O primeiro grande desafio na altura de criar um negócio próprio é a concepção da ideia. Nesta
fase o investimento do empreendedor não se contabiliza em euros, mas sim em tempo
dispendido na concepção da ideia.
Um projecto empresarial pode ter várias fontes de inspiração. A ideia pode surgir da experiência
profissional do empreendedor, dos seus hobbies, da constatação de uma necessidade do
mercado. As fontes de inspiração são inúmeras, mas o fundamental
é que neste processo - quase sempre solitário - o potencial empresário não perca a noção de
que o seu projecto tem de ser acima de tudo realista.
Aqui são definidas as bases da empresa. É das etapas mais importantes do processo de criação
de um negócio e nenhum pormenor deve ser negligenciado. No momento de estruturar a ideia
de negócio, o empreendedor deve considerar vários aspectos que vão desde a sua experiência
profissional ao perfil do consumidor, passando pela oportunidade do negócio e a existência, ou
não, de projectos empresariais semelhantes.
Para ajudá-lo a testar o seu perfil empreendedor e a viabilidade da sua ideia deverá procurar
responder de forma rigorosa às seguintes questões:
• Tenho perfil de empreendedor?
• Qual é o destinatário do meu produto?
• O mercado necessita daquilo que tenho para oferecer?
• Que serviços prestarei?
• Quais os benefícios do meu serviço?
• Qual a minha concorrência?
• Como poderei diferenciar-me da concorrência?
• Que preço irei cobrar pelos meus serviços?
• Qual o investimento inicial de que vou necessitar?
• Como vou financiar-me?
• Qual a melhor localização para a minha empresa?
• A actividade que quero desenvolver carece de algum licenciamento especial?
• Qual o capital social que a minha empresa deverá ter?
• Existe algum tipo de apoio para a minha actividade?
• Como escolherei os meus sócios e qual o número de sócios ideal para o meu projecto?
O REALISMO deve pautar a concepção da sua ideia. Para não ter sobressaltos deverá procurar
descrever as possíveis tendências do seu mercado e qual o seu potencial de crescimento, os
processos legais necessários ao início da sua actividade, a capacidade do negócio nos primeiros
anos, bem como identificar os pontos fracos e fortes da empresa.