Respostas

2014-04-01T16:47:40-03:00
Lei do uso e desuso: Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver caracteristicas estruturais e funcionais que lhes permitem sobtreviver em determinado ambiente.

Seleção natural é um processo da evolução proposto por Charles Darwin e aceito pelo mainstream da comunidade científica como a melhor explicação para a adaptação e especialização dos seres vivos como evidenciado pelo registro fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo gênico e pressão de mutação.

O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. Pesquisas recentes entrentanto, propêm um questionamento a esse modelo, argumentando que um processo conhecido como "biased conversion gene" seria capaz de acelerar a evolução de determinados genes em detrimento de outros, a despeito de seu benefício adaptativo.
2014-04-01T16:50:27-03:00
A lei do uso e desuso é baseada, como diz o nome, no uso de um atributo físico. Para Lamarck, o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação, então, representa a necessidade que os seres vivos têm de desenvolverem características que os ajudariam na sobrevivência. Em sumo, a necessidade cria um órgão/atributo e a função/utilização modifica-o. Atributos muito utilizados desenvolvem-se e tornam-se mais fortes. Já os atributos que não são muito utilizados se enfraquecem, diminuindo progressivamente. 
Já a seleção natural 
tem como princípio a adequação de uma característica sugestiva ao meio ambiente. A prevalência da característica torna-se favorável, à medida que, hereditariamente, são transmitidas para as gerações seguintes. As características favoráveis se manteriam na população como algo padrão e as desfavoráveis não se perpetuariam.