Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-02-11T23:52:02-02:00

Se eles são colaterais externos, podemos afirmar que, somam 180^{\circ}.

 

Sejam \text{x} e \text{y} as medidas dos ângulos colaterais em questão.

 

Conforme o enunciado, se \text{x}>\text{y} deduzimos que:

 

\text{x}=\text{y}+40^{\circ}

 

\text{x}+\text{y}=180^{\circ}

 

Substituindo o valor de \text{x} dado na primeira equação, na segunda equação, obtemos:

 

\text{y}+40^{\circ}+\text{y}=180^{\circ}

 

Donde, temos \text{y}=70^{\circ}

 

Logo, podemos afirmar que \text{x}=70^{\circ}+40^{\circ}=110^{\circ}

 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-02-12T12:16:22-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Os angulos colaterais externos são suplementares. Quer dizer, a soma deles e 18

 

Então, pelo enunciado:

 

Angulo menor = x

 

Angulo maior = y = x + 40

 

                  x + y = 180

 

              x + (x + 40) = 180

 

              x + x  + 40 = 180

 

                        2x = 180 - 40

 

                        2x = 140

 

                         x = 140 / 2 = 7

 

                         y = 70º + 40º = 11

 

Comprobando:

 

                       x + y = 180

 

                    70 + 110 = 180

 

Então os angulos são:

 

                              70º e 11

                        RESULTADO FINAL

 

Ajudou?

                   

3 5 3