Respostas

2014-04-01T21:58:26-03:00
As ciências Sociais estudam de forma sistemática o comportamento social do ser humano. 
Para August Comte, "o conhecimento de qualquer matéria, desde a astronomia até a sociologia, deve ser obtido a partir da correlação entre evidências empíricas." Estudando a estática e a dinâmica social ele conseguiu estabelecer as bases da sociologia moderna, denominado inicialmente de física social. 
Ele defendia que a Sociologia devia estudar e compreender a sociedade para só então reformá-la e organizá-la. Ele tinha como lema “Ordem e Progresso”. 
Apesar de Comte ter estabelecido as bases da Sociologia, ela somente foi considerada uma ciência a partir do momento em que se demonstrou que a mesma possuia um objeto de estudo, através de outro francês, Émile Durkheim. A sociologia adquiriu status de ciência quando se definiu o 
seu objeto de estudo: os fatos sociais que deveriam ser estudados como coisas. 
Para Durkheim os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um determinado grupo social e apresentam as seguintes características: generalidade (comum aos membros de um grupo); exterioridade (existe independentemente da vontade do indivíduo) e coercitividade (os indivíduos vêem-se obrigados a seguir o comportamento estabelecido).