Analise as orações abaixo e assinale a alternativa em que a frase apresenta sentido denotativo: Alternativas 1 - Aquele aluno éummenino deouro. 2 - Roloupelorostodela umachuvadelágrimas. 3 - Lupo, ameiadaLoba. 4 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos. 5 - Meurelógio deouro éum Rolex.

2

Respostas

2013-05-28T21:39:17-03:00

A 5 é a única denotativa, pelo fato da frase inteira estar no sentido literal, ou seja, o relógio de ouro da pessoa é da marca Rolex.

A melhor resposta!
2013-05-29T02:50:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Boa noite, tudo bem?

Observe que sentido denotativo é quando a palavra é usada no sentido real, como está no dicionário, veja nos exemplos que a frase destacada é usada no sentido figurado:

1 - Aquele aluno é um menino de ouro. 

2 - Rolou pelo rosto dela uma chuva de lágrimas. 

3 - Lupo, a meia da Loba. 

4 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos. 

Dizemos que estão no sentido figurado porque não existe no sentido real um menino de ouro, uma chuva de lágrimas, enfim, não estão no sentido denotativo.

 

Já na 5ª alternativa a frase está no sentido denotativo, pois todas as palavras utilizadas existem no sentido real, estão sendo usadas no sentido literal, como está no dicionário, veja:

 

5 - Meu relógio de ouro é um Rolex.

 

Então a alternativa correta é a 5.

 

Espero ter ajudado.

Vote na melhor resposta.

1 5 1