Respostas

A melhor resposta!
2014-04-02T17:26:38-03:00
Desde o fim do século XX, em virtude da grande expansão das plantações, a produção de café vinha crescendo de maneira acelerada. No entanto, o mercado consumidor, sobretudo o mercado externo, não crescia na mesma proporção. Com isso, os preços baixavam assustadoramente: a saca de café, vendida a 102 francos até 1890, caiu para menos de 40 francos em 1900, oscilando de 33 a 45 francos até 1905. Para estabelecer uma maneira de defender os cafeicultores dessa queda dos preços, reuniram-se em Taubaté, em fevereiro de 1906, os governadores de São Paulo (Jorge Tibiriçá), Rio de Janeiro (Nilo Peçanha) e Minas Gerais (Francisco Sales). O resultado da reunião foi a assinatura do Convênio de Taubaté, que estabelecia as bases da política de valorização do café. 
2 5 2
2014-04-02T19:00:29-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O Convênio de Taubaté foi criado em 1906, pelo então presidente Afonso Pena, e seu principal fundamento era de que o Estado comprasse os excedentes de café, para que os cafeicultores não entrassem em crise. Assim, o governo brasileiro pedia capital no exterior, estocando café.