O Imperialismo dito em poucas palavras seria o ponto máximo do desenvolvimento desenfreado do capitalismo de capital. Esta prática um pouco diferenciada do colonialismo da América, pelos portugueses e espanhóis no século XVI (capitalismo mercantil), tinha como fins colocar capital nas novas colônias, vender a manufatura em excesso, mão-de-obra barata, matéria-prima, novas terras e divulgar a cultura ocidental (européia) aos povos "dominados".
Essa prática foi exercida à partir da 2ª Revolução Industrial, onde foi um avanço da utilização dos hidrocarbonetos e outros. Assim até porque a Europa estava com a "Grande Depressão", isto é, excesso de população, falta de empregos, alimentos e moradia. Isso motivou a conquista de novas terras, onde havia ainda o "Primitivismo do Homem".
Duas coisas a citar sobre seu comentário.
1º. O imperialismo ocorre até hoje. Não foi exercido exclusivamente na 2º RI. Hoje, por exemplo, temos os mercados consumidores dominados principalmente pelo EUA. Por exemplo, você vai em qualquer lugar do mundo e o cara vai saber de alguma marca americana. Mc Donald's, Apple, etc..
2ª. Você simplesmente copiou da Wikipédia. Uma dica, leia e analise o que ocorre no mundo antes de sair comentando qualquer coisa que lê na Wikipédia.
resposta copiada? Anylaraevi ?

Respostas

2014-04-02T18:22:35-03:00
O imperialismo ocorreu na Europa na 2º Revolução Industrial. os principais países europeus da época viviam atrás de mão de obra barata, matéria prima e novos mercados consumidores. Esses três pontos são os principais pontos do imperialismo. 
1. Mão de obra barata
2. Matéria prima barata
3. Ampliação do mercado consumidor