5.Encontre a fração geratriz de 2,3939... e mostre que ela é diferente da fração geratriz de 2.4.
(Sugestão:encontre as frações geratrizes dos dois decimais e,em seguida,transforme essas frações em frações de mesmo denominador para poder compará-las.)
Por favor me dê a resposta e me explique passo a passo!

2

Respostas

2014-04-02T19:30:09-03:00
Fração geratriz de 2,3939 é:

2 +  \frac{39}{99}

Que simplificando teriamos:

 \frac{237}{99}

Já a geratriz de 2,4 é simples:

2 +  \frac{4}{10}

Que simplificando teriamos:
 \frac{24}{10} =  \frac{12}{5}
4 4 4
como que simplifica??
Na primeira:
Pega o numero 2, multiplica com o 99 e soma com o de cima (você obterá 237), e não se esqueça de conservar o denominador *(no caso, o 99)
Na segunda a mesma coisa:
Pega o 2, multiplica com o denominador e soma com o numerador, vai obter 24, e novamente, não se esqueça de conservar o denominador.
Lembre-se também que 2,4 é o mesmo que 2 + 0,4 .
Por isso que eu prefiro deixar assim que fica mais fácil para efetuar os cálculos para obter a fração geratriz.

Assim como 2,393939.... é o mesmo que 2 + 0,393939399....
A melhor resposta!
2014-04-02T19:34:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos lá !
Vamos dividir essa fração geratriz em duas partes: a parte 0,3939 e a parte inteira,2:
2+0,393939.... (infinito)
Como temos uma dízima,escreveremos 0,393939... como sendo 39/99(simplificando,chegamos a 13/33)
2+13/33 => (2.33)+13 = (66+13)/33 =79/33 #
Agora transformamos 2,4 em fração:
2,4=24/10 => 12/5 #
===================
Transformando em mesmo denominador temos:
33,5:3
11,5:5
11,1:11
1,1
11.5.3=165
396/165
===============
395/165
396/165 é diferente de 395/165.Apartir disso,temos que essas duas frações são diferentes:
 \boxed{\frac{395}{165}  \neq  \frac{396}{165} }


2 5 2
Agora dividimos pelo debaixo,e multiplicamos pelo de cima:
2/4+1/4 = 3/4 #
Da onde saiu 2/4+1/4=3/4
Agora dividimos pelo debaixo,e multiplicamos pelo de cima Que numero e se divide pelo debaixo e multiplica pelo de cima qual é esse numero tambem???
por favor me explique passo a passo o que voce fez para chegar a esse resultado explique tudo!