Respostas

2014-04-02T23:20:22-03:00
MitoseA mitose é um processo de divisão , característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Profáse, metáfase, anáfase, telófase e intérfase nas quais ocorrem grande modificações no Núcleo e no Citoplasma O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitóticoAparelho MitóticoO aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que convergem em direção do centríolo.As fibras do fuso são constituídas por:1. microtúbulos polares que se originam no polo.
2. Microtúbulos cinetecóricos, que se originam nos cinetecóro
3. Microtúbulos livres.Cada cromossoma é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossoma que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constricção primária.

Fases da MitosePrófaseA prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos.Verifica-se que cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na intérfase.