Respostas

2014-04-03T13:31:41-03:00
Sujeito Simples:
Ex: As crianças / tomaram o pote todo de sorvete
Sujeito Composto: 
Ex: Crianças e adultos/ tomaram o pote todo de sorvete
Sujeito Indeterminado: 
Ex: A festa esteve ótima! Tomaram o pote todo de sorvete.
Oração sem sujeito:
Ex: Choveu muito ontem á noite.
Predicado Verbal: 
Ex: As árvores/ florescem na primavera. (Obs. Florescem: Verbo intransitivo)
Predicado Nominal:
Ex:A criança/ ficou fascinada pelo palhaço. (Obs. Ficou= verbo de ligação)
Predicado Verbo - Nominal: 
Ex: Os boias-frias/  voltaram tarde para casa.

Espero ter ajudado! :D
1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-03T13:59:19-03:00
Tipos de Sujeito:

Sujeito Simples
Aquele que possui apenas um núcleo.
Ex.: "Livros ganham as prateleiras dos supermercados." 
Núcleo: livros

Sujeito Composto
Aquele que possui mais de um núcleo.
Ex.: Jogadores e torcedores reclamaram da arbitragem.
Núcleos: jogadores, torcedores

Sujeito oculto, elíptico ou desinencial
Aquele que não vem expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência do verbo.
Ex.: "Aonde vou, o que quero da vida?" 
Apesar de o sujeito não estar expresso, pode ser identificado nas duas orações: eu.

Sujeito indeterminado
Aquele que não se quer ou não se pode identificar.
Ex.: Vive-se melhor em uma cidade pequena.
Absolveram o réu.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito

A informação contida no predicado não se refere a sujeito algum. Ocorre oração sem sujeito quando temos um verbo impessoal. O verbo é impessoal quando:

Indicar fenômenos da natureza (chover, nevar, amanhecer, etc.). 
Ex.: Anoiteceu muito cedo. 
Choveu muito no Rio de Janeiro este mês. 

Fazer, ser, estar indicarem tempo cronológico. 
Ex.: Faz meses que ele não aparece.
Já é uma hora da tarde. 
Está quente em São Paulo. 

Haver indicar sentido de existir. 
Ex.: Havia mulheres na sala. 

Atenção: 
Os verbos impessoais sempre ficarão na 3ª pessoa do singular (havia, faz...).

Predicado 
É tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, e é estruturado em torno de um verbo. Ele sempre concorda em número e pessoa com o sujeito.
Quando é um caso de oração sem sujeito, o verbo do predicado fica na forma impessoal -3ª pessoa do singular. O núcleo do predicado pode ser um verbo significativo, um nome ou ambos.
Ex.: "Seu trabalho tem uma ligação muito forte com a psicanálise". 

Tipos de predicado:

Predicado verbal
Aquele que tem como núcleo (palavra mais importante) um verbo significativo.
Ex.: Ministro anuncia reajuste de impostos.
Núcleo: anuncia (verbo significativo) 
Dicas:
O verbo significativo pode ser: transitivo direto (VTD), transitivo indireto (VTI), transitivo direto e indireto (VTDI) ou intransitivo (VI).
Exemplos:
O técnico comprou várias bolas – VTD.
O técnico gosta de bolas novas – VTI.
O técnico prefere melhores condições de trabalho a aumento de salário – VTDI.
O técnico viajou – VI.

Predicado nominal
Aquele cujo núcleo é um nome (predicativo). Nesse tipo de predicado, o verbo não é significativo, e sim de ligação. Serve de elo entre o sujeito e o predicativo.
Ex.: Todos estavam apressados.
Núcleo: apressados (predicativo) 

Predicado verbo-nominal
Aquele que possui dois núcleos: um verbo significativo e um predicativo do sujeito ou do objeto.
Ex.: O juiz julgou o réu culpado.
1 5 1