Se tudo é formado de átomos o que dá formas as coisas?
O que faz com que os átomos do nosso corpo não se unam aos átomos da roupa, da cadeira?
Que tipo de força faz com que isso aconteça?
Um átomo, quando estável, não se liga mais, certo? Mas o que molda as coisas? Por que se eu pegar duas colheres de alumínio e juntar as duas elas não se unem em uma só?
O quê explica isso?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-03T14:46:21-03:00
Olá!
1ª pergunta: O que define a forma das "coisas" é a maneira com a a qual esses átomos estão rearranjados em suas estruturas. Como exemplo podemos citar o diamante, que é formado exclusivamente por átomos de carbono, e também o carvão mineral, também formado exclusivamente por carbono, mas o que dá forma à esses elementos é a estrutura e o arranjo de átomos, o que os diferencia bastante.

2ª pergunta: Os átomos do nosso corpo estão fortemente unidos e arranjados, e o da cadeira também, por isso não há energia suficiente para fazer com que átomos do corpo e da cadeira se unam. Porém se submetermos parte de nossa pele do corpo à um raio elétrico "forte" ela poderá se desintegrar, ou também se esfregarmos uma caneta na roupa, ela passará a atrair pequenos pedaços de papel, por energia estática.

3ª pergunta: Energia de ionização, energia de ligação.

4ª pergunta: Sim. Justamente por causa de suas ligações que as colheres são unem, porque não é quebrada a sua energia de ligação para fazer com que os átomos se "separem" para formar um novo rearranjo. Mas se nós atingirmos a energia de ionização das colheres com uma chama, esta irá faze-la derreter , e depois se nós junta-las ( ainda derretida) elas vão formar uma nova estrutura juntas.

5ª pergunta: Tudo isso é explicada pela Teoria dos Átomos.
2 5 2