Uma pequena esfera condutora A, no vácuo, possui inicialmente carga elétrica Q. Ela é posta em contato com outra esfera, idêntica a ela porém neutra, e ambas são separadas após o equilíbrio eletrostático ter sido atingido. Esse procedimento é repetido mais 10 vezes, envolvendo outras 10 esferas idênticas à esfera A, todas inicialmente neutras. Ao final, a carga da esfera A é igual a:

a) Q/29

b) Q/210

c) Q/211

d) Q/10

e) Q/11

1

Respostas

2013-02-16T20:23:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 Minha cara creio eu que é nehuma das alternativas, deixe-me explicar-lhe.

  Ao encostarmos duas esferas elétricamente caregadas,as cargas são divididas de acordo o raio.A carga final é de acordo com média ponderada, cujo os pesos são os raios. no caso de duas esferas indênticas :(Q_1\times1R +Q_2\times1R) / 2R = (Q_1 +Q_2)/2  

Na sua questão: Q_2 =0 \ logo: a carga final em ambas as esferas  é:\frac{Q_1}{2} certo?

Mas eu estou fazento contatos sucessivos e não tudo de uma vez. Nesse caso , toda vez que que faço esse procedimento , eu divido a carga de A por 2. 

finalmente:  como repito esse procedimento num total de 11 vezes a carga final de A é:

Q_A_f =\frac{Q_A_o}{2^{11}}  confie em mim , estudo para o ITA .

Supondo que seja tudo de uma vez, por não ter a minha resposta: Q_A_f=\frac{Q_A_o}{11}\ item\ e

 

18 3 18