Respostas

A melhor resposta!
2014-04-03T22:22:43-03:00
Ditongo, pois na separação voce tem o "ou" junto : par-ti-ci-pou
1 5 1
OBG LINDA
VC SABE SE É CRESCENTE OU DECRESCENTE
Ditongo Crescente: quando a semivogal (SV) surge antes da vogal (V) na mesma sílaba, ou seja, quando a segunda vogal é a mais forte. Exemplos:

- aquário (a-quá-rio) (u=SV, a=V)
- linguiça (lin-gui-ça) (u=SV, i=V)

Ditongo Decrescente: quando a vogal surge antes da semivogal na mesma sílaba, ou seja, quando a primeira vogal é a mais forte. Exemplos:

- deixa (dei-xa) (e=V, i=SV)
- céu (e=V, u=SV)
OBGGGG SOLANGE12GAT
De nada .. BEIJOS . para o que precisar to ai
2014-04-03T22:23:15-03:00
Ditongo. Hiato é quando as vogais, na hora da separação de síliba, se sepram. Ex: Baú = Ba-ú.