A diferença entre raça e etnia, é que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, religião, língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, etc. A palavra etnia muitas vezes é usada erroneamente como um eufemismo para raça.
Também? Então quer dizer que pessoas de uma mesma etnia sempre possuem a mesma raça (+ os costumes)? Ou é possível pessoas da mesma etnia possuírem raças diferentes?
Desde já grato! : )

Respostas

2014-04-04T11:17:52-03:00
Raça quer dizer cor, já a etnia significa os costumes
2014-04-04T11:18:51-03:00
RAÇA refere-se ao âmbito biológico - referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utililzado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. 

ETNIA refere-se ao âmbito cultural - um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reclamam para sí uma estrutura social, política e um território. 

 É possível dizer que etnia é o conceito questionável de raça, com aspectos culturais agregados.
1 4 1
Semelhança genéticas? Mas não obrigatoriamente da mesma raça certo? Ou errado? Seria possível pessoas de uma mesma etnia serem de "raças" diferentes? E como assim etnia é o conceito questionável de raça? Em que sentido e porque? Desde já grato! : )