Tanto de meu estado me acho incerto,

Que em vivo ardor tremendo estou de frio;

Sem causa, justamente choro e rio,

O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto, um desconcerto;

Da alma um fogo me sai, da vista um rio;

Agora espero, agora desconfio,

Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao Céu voando;

Numa hora acho mil anos, e é jeito

Que em mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém por que assim ando,

Respondo que não sei;porém suspeito

Que só porque vos vi, minha Senhora.

1)escreva o esquema de rimas e classifique as rimas encontradas quanto a sua organizaçao nas estrofes.

2

Respostas

A melhor resposta!
  • pab
  • Muito bom
2013-05-31T13:53:47-03:00

Olá Fábio,

 

o esquema das rimas fica dessa maneira:

A

B

B

A

 

A

B

B

A

 

C

D

E

 

C

D

E

 

 

e as rimas escontradas são:

 

na I estrofe:

incerto e aperto

frio e rio

 

 

na II estrofe:

desconcerto e acerto

rio e desconfio

 

na III estrofe:

voando

 jeito

 hora

 

e na IV estrofe (em relação com a anterior):

ando

suspeito

Senhora

 

 

espero ter ajudado.....

 

2 5 2
2013-05-31T19:55:09-03:00

primeira

a,b,b,a

 

segunda

a,b,b,a

 

terceira

a,b,c

 

quarta

a,b,c

1 3 1