Respostas

2014-04-04T14:25:12-03:00
Revolta da Vacina


O motivo da revolta foi a campanha de vacinação obrigatória imposta pelo governo federal contra a varíola. Pelo fato de muitas pessoas não conhecerem uma vacina, se recusaram a tomar, então os agentes sanitários aplicaram de forma violenta e autoritária chegando a invadir as casas para aplicar a vacina à força.  Provocando revolta nas pessoas, ocasionando violentos choques nas ruas entre a população e o governo, que só foi sufocada com a ajuda do exército de São Paulo e Minas Gerais.
  Quem não tinha como comprovar emprego e residência fixa foi levado ao presídio nas ilhas das cobras, onde foram espancados. 


Revolta da Chibata


O estopim da revolta foi quando o marinheiro Marcelino Mendes foi castigado com 250 chibatadas por ter ferido um colega da marinha. João Cândido redigiu uma carta reivindicando o fim dos castigos, melhorias na alimentação, e anistia para todos, sob a ameaça de bombardear o Rio de Janeiro ( que na época, era a capital do país). O presidente aceitou o ultimato dos marinheiros, porém com a entrega das armas e embarcações expulsou alguns revoltosos da Marinha, gerando uma segunda revolta que foi fortemente reprimida pelo governo.
2 5 2