De acordo com o texto, POR QUAL MOTIVO falamos Português no Brasil? A LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASILAté o fim do século XVII, apenas uma em cada três pessoas falava português no Brasil. Apesar de seu prestígio, o português não conseguiu se impor de imediato à língua geral dos índios, o tupi. Isso se dava porque os portugueses que aqui chegavam casavam-se com índias e deixavam a elas a tarefa de ensinar o idioma aos filhos. Além disso, empenhados em catequizar os nativos, os jesuítas procuravam comunicar-se com eles em tupi, chegando a aprender sua língua e a escrever sua gramática.As bandeiras¹ paulistas também foram um importante fator de propagação do tupi. Delas, sempre faziam parte intérpretes índios que tinham na língua geral, o abanheém ou nheengatu (língua de gente), seu instrumento de comunicação. (...)Depois de sucessivas ordens da metrópole² para que se ensinasse a língua portuguesa aos índios, em 1757, a utilização do abanheém (ounheengatu) foi definitivamente proibida no Brasil. Principalmente após a expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, o português foi se fortalecendo, até se tornar nosso idioma oficial.


1

Respostas

2014-04-04T14:34:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Habilidade exigida: localizar informações explícitas no texto.

O Português se impôs como única língua do país porque "em 1757, a utilização do abanheém (ounheengatu) foi definitivamente proibida no Brasil."
4 2 4
oi vc podia me ajudar
http://brainly.com.br/tarefa/448172