Respostas

2014-04-04T16:15:36-03:00
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil
2014-04-04T21:59:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Vanessa,

Tiradentes era uma pessoas simples que, em conversa com seus amigos e poetas, pensava sobre uma possível independência de Minas Gerais ( o projeto jamais foi para o Brasil inteiro).

Nesse sentido, tratava-se de uma ideia sem maiores consequências, mas, devido aos acontecimentos da Revolução francesa e o medo de que movimentos semelhantes ocorressem no Brasil, ao serem descobertos, a Rainha mandou que o caso fosse tratado com o máximo rigor.

Assim, como a maioria dos participantes eram ricas, eles conseguiram escapar da morte. Como Tiradentes era pobre e assumiu a culpa, ele foi morto e esquartejado.

Ele só passou a ser um herói a partir da República, haja vista que era branco, embora haja dúvidas sobre se ele defendia essa forma de governo.

Já a Conjuração baiana, coordenada por negros e pobres, apesar de serem republicanos, os militares da República não os reconheceram enquanto heróis.

Nesse intuito, o quadro em anexo, feito no início da república, buscava fazer com que Tiradentes parecesse com Jesus Cristo, bem como o seu corpo se assemelhasse ao mapa do Brasil.

Bons estudos!

1 5 1