VITOR E SEU PAI ESTAO FAZENDO UM BOLO. NA RECEITA PARA SEIS PESSOAS VAO:1/2 XICARAS DE AÇUCAR ,150 GRAMAS DE FARINHA E 1-1/4 COPO DE LEITE .SE ESSA RECEITA FOR FEITA PARA QUATRO PESSOAS ,QUAL SERA A QUANTIDADE DE CADA UM DESSES INGREDIENTES ?

"TEM UMA FRAÇAO ACIMA NO PROBLEMA QUE REPRESENTEI DE UMA FORMA 1-1/4 VC INTENDA , NAO SEI COMO REPRESENTAR FRAÇAO IMPROPRIA "

ELA ESTA DA SEGUINTE MANEIRA ,UM INTEIRO E UM QUARTO .

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-02-14T18:10:54-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Tatazinha,

 

Para todos os ingredientes:

 

                   para 6 pessoas                       1

 

                  para 4 pessoas                        x

 

                                       x = 4 x 1 / 6 = 4 / 6 = 2 / 3

 

Então,para 4 pessoas todos os ingredientes serão os 2 / 3 do que usa para 6 pessoas.

 

Assim:

 

                     1/ 2 x 2 / 3 = 2 / 6 = 1 / 3 xicaras de açucar

 

                     150 x 2 / 3 = 100 de farinha

 

                      1 + 1 / 4 = 5 / 4 x 2 / 3 = 5 / 6 copos de leite

 

OBSERVAÇÃO:

                             A fração impropria 11/4 significa 1 unidade + 1 / 4 dessa unidade = 5 / 4

 

Ok?

 

2 5 2
  • Usuário do Brainly
2013-02-14T19:50:37-02:00

Podemos montar uma regra de três simples, como segue:

 

Número de pessoas                                  Proporção dos ingredientes

 

                6                                                                          1

 

                4                                                                           P

 

Observe que a relação entre a proporção de ingredientes e número de pessoas é diretamente proporcional uma vez que, se o número de pessoas aumenta, a proporção também aumenta.

 

Desta maneira, temos que:

 

\dfrac{1}{\text{P}}=\dfrac{6}{4}

 

Donde, obtemos:

 

\text{P}=\dffrac{1\cdot4}{6}=\dfrac{4}{6}=\dfrac{2}{3}

 

Logo, para quatro pessoas, a receita será composta por \dfrac{2}{3} de cada ingrediente da receita para seis pessoas;

 

Desse modo, deduzimos que:

 

Receita para quatro pessoas é composta por:

 

\dfrac{1}{2}\cdot\dfrac{2}{3}=\dfrac{1}{3} xícara de açúcar;

 

150\cdot\dfrac{2}{3}=100 gramas de farinha;

 

1\dfrac{1}{4}\cdot\dfrac{2}{3}=\dfrac{5}{4}\cdot\dfrac{2}{3}=\dfrac{5}{6} copo de leite.

1 5 1