Sobre geografia gente URGENTEEE OBG pra essa segunda ainda
1-oQUE SÃO EMPRESSAS
MULTINACIONAIS?COMO OCORREU A EXPANSÃO PELO MUNDO?QUAIS OS BENEFICIOS E
MALEFICIOS DE CONTAR COM ESSAS EMPRESSAS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO?
2-Doferencie paises de primeiro,segundo e terceiro mundo?
2-Por que a regionalização de ''Paises do norte e paises do sul'' não é correta do ponto de vista geografico?
3-Sobre a globalização responda
A-quais seus pontos polemicos?cite ao menos dois
B-quais suas principais caracteristicas?cite ao menos cinco..





1

Respostas

2014-04-05T00:57:39-03:00
1-) Empresas que fabricam seus produtos ou operam suas atividades em dois ou mais países.
2-) O período inicial de intensa expansão foi nas décadas de 50 e 70 com o surgimento do capitalismo e a procura de mão de obra barata, menor carga tributária,expansão de mercado, entre outras.
3-) Os benefícios envolvidos é a transferência de informações e tecnologias, geração de empregos diretos e indiretos e a adesão da moeda nacional para transações,todavia as empresas transferem boa parte de seu lucro gerada na filial para a empresa matriz. É importante ressaltar também que as multinacionais buscam benefício próprio assim como qualquer outra empresa, dessa forma pode existir conflito com os interesses nacionais.

1-) Países de primeiro mundo apresentam como características comuns altos índices de industrialização, grande quantidade de ferramentas e recursos tecnológicos, economia de aparente estabilidade e população com indicadores sociais elevados, os integrantes de segundo mundo fazem parte do grupo de países ex-socialistas como exemplo a extinta União Soviética, entretanto alguns estudiosos consideram os países de economia emergente (Brasil, China, Rússia, Índia ...) como sendo os legítimos integrantes. Já os países de terceiro mundo apresentam economia subdesenvolvida com enorme disparidade social, política e economia, normalmente os países estão localizados na América Latina, África e Ásia.
OBS: Esses termos não são mais usados, respectivamente países desenvolvidos e "países em desenvolvimento" são as novas denominações usadas para países de primeiro e segundo mundo.
2) A análise do ponto de visto geográfico tem como base a geologia, dessa forma existe uma divisão natural em decorrência do tempo, enquanto a outra classificação leva em consideração elementos políticos e econômicos. 
3-a) Alguns cientistas analisam a globalização como "evento explorador", pois os países desenvolvidos tendem a desenvolver cada vez mais sua economia e os países com instabilidade econômica tendem a enaltecer os problemas vividos dentro do próprio país. Outro ponto é a homogenização de culturas e a perca de identidades culturais com o passar do tempo.
3-b) Quebra de fronteiras econômicas, 
visibilidade maior à diversidade, hegemonia do capital financeiro, comunicação facilitada com maior tendência a quebra de fronteiras comunicativas, maior instantaneidade ao fluxo de pessoas, transportes, mercadorias etc..
1 5 1