Entende-se por COERÊNCIA TEXTUAL a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e conhecimento que esses têm da língua devem ser considerados.Considerando a explicação acima, leia a anedota:
A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?
- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.
(O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74) Na anedota, há uma incoerência intencional caracterizada:
pelo fato do maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução. pela indignação da mãe diante do fato, já que ensinar a não falar palavrões faz parte da educação dada de pais para filhos. pela inocência do Maluquinho em achar que o papagaio seria capaz de distinguir entre certo e errado, aprendendo e reproduzindo apenas as palavras consideradas politicamente corretas. pelo fato do papagaio possuir garganta e ser capaz de aprender e emitir som, tal como a voz humana, fato que faz com que a mãe desaprove a atitude do menino.

1

Respostas

2014-04-05T09:06:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Nao sei se meu ponto de vista esta correto mais eu acho que na coerencia textual a mae esta correta por desaprovar a atitude do menino pq quanto mais ele passar esta palavra adiante ele vai aprendendo coisa que nao seja correta então a mãe esta querendo corta o mau pela raiz.
1 3 1