O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas. PORQUE


1

Respostas

2014-04-05T11:13:47-03:00
Ótima questão, porém admiti uma resposta não agradável aos olhos de muita gente que não é afetada pelo capitalismo. A resposta começa no negrito, mas é bom ter uma base kk
Na visão tradicional o crescimento econômico e a industrialização não trazem nada de mal e fazem o mundo melhorar, EM TESE, pois o que trás realmente é crescimento econômico para os que podem se desenvolver, e industrialização para os que podem industrializar, ou seja, se um país era pobre e não tinha capital suficientemente para se desenvolver, não valeria de nada ter um desenvolvimento em países ricos, sendo que aqueles não vão poder usufruir de basicamente nada disso. A exemplo, hoje, temos a ÁFRICA que após anos de exploração, que segundo os europeus iam trazer civilização e desenvolvimento àquela área... e hoje o que resta são as consequências ( fome, miséria, tem regiões que mal conhecem o que é um celular, agora você se pergunte: você acha que um país como o Brasil, por exemplo , que hoje tem mais celulares que pessoas, literalmente- ontem eu vi no jornal-, vão perceber que industrialização e crescimento econômico vão trazer tantos fatores ruins ?)....mas vamos a resposta: 

Se pegarmos como base por exemplo o CAPITALISMO vigente hoje no mundo todo seja social ou economicamente uma de suas características marcantes, e que aliás mudou nossa maneira de viver, é o CONSUMISMO. Se antes, +ou- século XVII, nós tínhamos somente alguns pares de roupa apenas, nossa comida era rica em qualidade e não em quantidade, nosso móveis duravam muuito mais e carros ainda eram extremamente escassos. Hoje nossa mentalidade é regida a partir de MUITOS PARES DE ROUPAS, MUITA COMIDA, PORÉM AGORA SEM QUALIDADE -o que não nos sacia de forma a comermos o necessário, mas sim muito a mais do que devíamos gerando os altos índices de obesidade hoje- MUUITOS CARROS E PELA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, MUUTIOS MÓVEIS.

Tudo isso implica para que cada vez mais arrebentamos com o meio ambiente: poluindo MUITO- para você ter uma ideia São Paulo produz 14 toneladas de lixo POR DIA- e para onde isso vai? Meio ambiente -poluindo os solos, mares, ar etc- , e mais, para lugares onde pessoas que não tem casa poderiam estar morando. A poluição provenientes dos carros enfim tudo isso que ouvimos falar todo santo dia, e que não é nenhum exagero!

Porque os capitalistas e formas sustentáveis não tem nada em comum?
Simples: não existe capitalismo e natureza viva e saudável em um mesmo plano. Pelos fatores acima citado. se tiver mais alguma pergunta é só falar..