POR FAVOR PRECISO DE AJUDA É PARA TERÇA SE POSSIVEL EXPLIQUE PARA EU TER MAIS CONHECIMENTO E NOÇÃO DA MATERIA :- )

1)caracterize o tratado de Tordesilhas e analise a teoria do "acaso" em relação ao descobrimento do Brasil:

2)defina o termo "descobrimento do brasil"

3)conceitue "genocídio" e "etnocídio" tendo como referencia o encontro entre europeus e indígenas no Brasil

4)explique o equivoco referente ao termo "índio" atribuído á população que habitava a América antes da chegada dos europeus

5)defina a expressão "Brasil Pré-Colonial"

6)cite e explique as razões que justificam a postura de Portugal em não colonizar o Brasil em 1500 a 1530

7)explique a função das principais expedições portuguesas enviadas ao território brasileiro durante o período Pré-colonial:

a)expedições de reconhecimento: b)expedições de prospecção
c)expedição guarda-costeira

8)apresente a importância do pau-brasil como uma especiaria já conhecida e comercializada no mercado europeu durante a idade moderna

9)caracterize o "escambo" realizado entre índios e portugueses durante o período pré-colonial

10)explique as razões que contribuíram para Portugal mudar de ideia e colonizar o Brasil

11)aponte a primeira riqueza do brasil colonial

12)apresente as principais características do sistema "plantation" utilizado na economia do Brasil Colonial

13)analise o "pacto colonial" estabelecido entre Brasil e Portugal

14)comente sobre a colonização do brasil a partir do conceito de "colonização com sentido de exploração"

15)caracterize as capitanias hereditárias estabelecidas no Brasil Colonial

POR FAVOR RESPONDAM EU FICARIA MUITO ONRADO


1
. . . .
Eu vou responder, mas não ser na ordem td bem?
muitíssimo obrigado
Muitíssimo dinada^^

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-05T13:48:10-03:00
12) Por Portugal, e o mundo todo praticamente, achar uma loucura gastar dinheiro com uma coisa incerta, como o Brasil. Portugal tinha que achar um jeito bom e barato que conseguir gastar o menos possível, ganhar o máximo de lucro e povoar o Brasil com o Intuito de não mais ter estrangeiros invadindo o Brasil. Então escolheu-se o açúcar como produto, já que nosso solo era bom e vasto e com o modo de produção "plantation" caracterizado pela MONOCULTURA ( plantar apenas uma coisa em larga escala), ESCRAVISMO( utilizar escravos em vez de mão de obra assalariada) E LATIFÚNDIO( grandes extensões de território).

13) O Pacto Colonial foi um modo de Portugal assegurar que o Brasil não ia crescer e nem deixar de dar lucros a metrópole. Para isso Portugal Fez esse pacto que determinava o seguinte: a colônia se dedicava à produção de mercadorias, enquanto a metrópole as comercializavas.

6) Portugal estava ganhando muito com as Índias e não havia o porque investir em uma terra onde não tinha certeza de nada. Então durante esse tempo Portugal só mandou Algumas expedições para " assegurar " o território, mas mesmo assim não adiantou de nada e é esse um dos fatores que leva Portugal pensar no povoamento do Brasil.

8) A França, principalmente, a maior produtora de tecidos da época, valorizava o pau-brasil( madeira que tem uma coloração vermelha) para sua utilização no tingimento das roupas. Sendo vermelho, naquela época, um sinal de status. A notícia de que havia pau-brasil aqui se espalhou rapidamente pela Europa fazendo com que os franceses mandassem várias expedições até aqui para extrair esse madeira. Os índios é que faziam todo o trabalho através do escambo.

9) Os índios, que faziam o reconhecimento das arvores e a extração, levavam até as feitorias instaladas na costa brasileira e entregavam as franceses em troca de quinquilharias- como pentes, facas etc.. lembrando que o espelho não é uma novidade para o índio, este já via sua imagem  refletir nos rios e lagos..

14) A primeira característica econômica do sistema colonial foi Pacto Colonial, Segunda foi a especialização econômica, produzia uma pequena variedade de produtos, e a terceira monopólio comercial, pelo fato de que todo o comércio externo da colônia era feito exclusivamente pela metrópole. 

10) Após as expedições que não estavam dando muito certo, devido a grande extensão de território, fizeram com que Portugal pensar. E chegaram a conclusão de que Tinham que ocupar a terra para não perdê-la, mas ocupar produtivamente, ou seja, colonizar.

15) O rei D.João III quem criou esse sistema e servia para passar as despesas da colonização para a iniciativa privada, mas com participação dos lucros. Foi dividida em 14 capitanias que eram comandadas por um donatário, que tinham amplos direitos e arcavam com todas as despesas. Dentro das capitanias uma grande sesmaria era do donatário dendo que o restante devia ser distribuído gratuitamente a quem pudesse cultivá-las.
11)Foi o açúcar. Lembrando que o pau-brasil é uma riqueza pré-colonial.

5) Pré colonial se refere a época que o Brasil ainda não tinha sido colonizado. Corresponde aos anos entre 1500 e 1530.
 
As outras peguntas você acha fácil em seu livro didático.

Espero ter ajudado^^


1 5 1