pessoal eu tenho a seguinte duvida.

eu estou estudando para o vestibular mais o que eu faço é assim, eu pego trecho por trecho de um texto para memorizar.

mais acho que vou demorar muito e não acabar vendo todos os conteudos eu faço desse jeito. queria saber alguem que ja passou no enem ou em vestibular que forma fez pra estudar pra passar ou esta estudando?

ajudaria muitissimo eu nesse assunto

eu coloquei em portugues mais vale pra qualquer area

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-05-31T16:30:53-03:00

Bem, eu já passei em direito, porém estou tentando agora para medicina. Cada pessoa é diferente, você tem que estudar do jeito que é mais benéfico para você. Não adianta seguir a rotina de estudo de outras pessoas, cada um tem a sua particularidade. Mas se você quiser uma dica, acho que ficar memorizando cada trecho não é uma das formas que eu faria. Se você ler (sem decorar), compreende, é só fazer os exercícios. Caso não entendeu ainda, procure livros, vídeo-aulas, pergunte ao seu professor (caso você faça cursinho) e claro, depois faça exercicíos. Os exercícios são os principais, porque é quando você se coloca em teste. Enfim, é só algo que eu faço.

1 5 1
2013-05-31T20:01:34-03:00

esse já é o meu terceiro ano prestando vestibulares, já passei em alguns cursos em faculdades como a USP mas ainda não na minha carreira desejada (por isso vou prestar de novo esse ano).

bom, falei isso pra dizer que já estou acostumada e posso te dizer com certeza que tentar memorizar apenas não vai te ajudar muito. além de demorar bastante, o risco de dar um "branco" na prova é imenso.

você precisa desenvolver um raciocínio para todas as matérias,quero dizer, traduzir os conceitos teóricos em uma língua que você entenda.

por exemplo: funções trigonométricas. um bom jeito de aprendê-las é ler o conteúdo, assistir aulas, fazer muitos exercícios e então perceber os truques,dicas,formas de raciocínio que ajudam a resolver problemas daquele tipo. aí você faz um resumo com a teoria + dicas sobre aquele assunto. 

 

outro exemplo: colonização do brasil.

além de resumir a teoria,assistir aulas,e fazer exercícios, você pode elaborar perguntas,relacionar com o que acontecia no mundo,com filmes/documentários que você já viu, dicas do que mais é pedido nos exercícios sobre esse assunto, e etc.

 

outra coisa: seguir um cronograma é essencial!

pegue todas as matérias cobradas e divida-as de modo a estudar tudo até o fim do ano.

é importante também ver o edital do vestibular que você mais quer passar, para ter certeza de que não vai esquecer de nada; além disso refazer provas anteriores te ajudará a perceber o "jeitão" da prova e assim se sentir mais seguro com ela.

 

por último, mas não menos importante: fixação é o segredo.

mesmo que você tenha estudado minuciosamente uma matéria agora, no final do ano ou até mesmo menos que isso você vai ter esquecido quase tudo.

então revise sempre, sempre, de preferência de formas diferentes (lendo o conteúdo em sites diversos, fazendo novos exercícios, etc).

 

bom, é isso aí. essa é minha experiência, não significa que seja a "lei" nem nada do tipo, mas eu sei que pode dar bem certo! espero ter ajudado.

 

 

 

 

 

 

1 5 1