Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-05T13:46:46-03:00
Esta lei, formulada por Charles Augustin Coulomb, refere-se às forças de interação (atração e repulsão) entre duas cargas elétricas puntiformes, ou seja, com dimensão e massa desprezível.
Lembrando que, pelo princípio de atração e repulsão, cargas com sinais opostos são atraídas e com sinais iguais são repelidas, mas estas forças de interação têm intensidade igual, independente do sentido para onde o vetor que as descreve aponta.
O que a Lei de Coulomb enuncia é que a intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Ou seja:
Onde a equação pode ser expressa por uma igualdade se considerarmos uma constante k, que depende do meio onde as cargas são encontradas. O valor mais usual de k é considerado quando esta interação acontece no vácuo, e seu valor é igual a:Então podemos escrever a equação da lei de Coulomb como:Para se determinar se estas forças são de atração ou de repulsão utiliza-se o produto de suas cargas, ou seja:
1 5 1
Como faço pra ver a resposta completa? ://
Então podemos escrever a equação da lei de Coulomb como:
F=K*Q1*Q2/d^2
Muuuito obrigada Sergio! *--*
Por nada linda, estou sempre a disposição.