que eu saiba é só um, acho que o dioxido de carbono(CO2)
A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.
A queima de petróleo e carvão libera gases poluentes entre eles o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono, compostos tóxicos que servem como matéria-prima para as gotas de chuva nocivas
A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Respostas

2014-04-05T15:32:02-03:00
Primeiramente toda chuva com ph abaixo de 5,5 é considerada acida! Mas os responsa veis pela chuva acida são o dióxido de carbono , dióxido de enxofre e o oxido de nitrogênio que são provenientes da queima de combustíveis fosseis. A reação destes óxidos com as moléculas de água origina o ácido nítrico é o sulfúrico!!
A melhor resposta!
2014-04-05T15:32:07-03:00
 
HNO3, responsável pela acidez da chuva.
A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

SO2 e NO2 passam a ser então componentes de nossa atmosfera. E assim surge o problema: esses gases, combinados com o hidrogênio presente na atmosfera (vapor de água), dão origem às chuvas carregadas de ácido sulfúrico e ácido nítrico. Como se vê, a presença destes ácidos é que torna a chuva acidificada.

As chuvas ácidas ao caírem na superfície causam grande impacto ambiental, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras. E mais, causam prejuízos não só no campo, mas também nas cidades: corroem estruturas metálicas, monumentos históricos (estátuas) e edificações.

Vamos saber um pouco mais sobre a ação desses ácidos:
1 5 1