Quais algarismos podem ser colocados na ordem das unidades 5 4 3 7 para que ele seja divisivel por:
a) 2
b) 3

2
Tem certeza que a questão está copiada corretamente?
sim pq ?
Depois do 7 não tem nenhum traço para você completar com a ordem das unidades? O numeral é 54 37____? Se for assim eu sei fazer...
ok
exatamente, tem um traço. obrigado!

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-05T19:00:12-03:00
2014-04-05T20:18:41-03:00
A) para um número ser divisível por 2, ele tem que ser par... então, você pode colocar na ordem das unidades qualquer um desses números: 0, 2, 4, 6 ou 8

b) Para um número ser divisível por 3, a soma de seus algarismos tem que dar um número que seja múltiplo de 3.
    Exemplos: 234 - 2 + 3 + 4 = 9     (9 é múltiplo de 3, portanto 234 é divisível por 3)
                     1 346 - 1 + 3 + 4 + 6 = 14     (14 não é múltiplo de 3, portanto 1 346 não é múltiplo de 3)

54 37___ = 5 + 4 + 3 +7 = 19... o próximo número depois do 19 que é múltiplo de 3 é o 21... então você pode acrescentar o algarismo 2 à ordem das unidades.

54 372 = 5 + 4 + 3 + 7 + 2 = 21