O Sr. Francisco foi com seu filho João, comprar azulejos que necessitava para a reforma do banheiro de sua casa. O Sr. Francisco explicou para o dono da loja que a parede onde utilizaria os azulejos era retangular e media 3,15 m de altura por 6,15 m de comprimento. E por uma questão de economia ele gostaria de utilizar o menor número possível de azulejos quadrados. Antes que o vendedor planejasse quantos azulejos seriam necessários para revestir toda a parede, o Sr. francisco esclareceu que ele poderia desprezar os espaços ocupados pelo rejunte, entre um azulejo e outro. João ficou todo feliz e disse: papei eu sei calcular quantos azulejos serão necessários e disse ao pai a quantidade de azulejos que ele deveria comprar.

Pergunta-se:

(a) Quais cálculos devem ter sido feitos por João para encontrar o número de azulejos, nas condições acima?

(b) Qual a quantidade de azulejos calculada por João?

(c) Qual a medida do lado do azulejo?

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-05-31T20:54:02-03:00

Observe que, segundo o enunciado, o terreno que o Sr, Francisco utilizará os azuleijos media 3,15~\text{m} de altura por 6,15~\text{m} de comprimento.

 

Desta maneira, se ele quer utilizar o menor número de azuleijos, devemos considerar que, \text{mdc}(315, 615)=15 e, portanto, a medida do lado dos azuleijos é 15~\text{cm}.

 

Logo, a quantidade de azuleijos calculada por João é \dfrac{315\times615}{15^2}=861.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-05-31T21:24:05-03:00

Olá Pedro!!!

 

Joãozinho disse a seu pai: " pai esse é um típico problema de MDC pai!!!"

Devemos encontrar o número que é o máximo divisor comum das medidas da parede".

 

O pai responde : Me mostre então, filho querido!!

 

Claro papai - reponde joãozinho

 

"veja só: pelo metodo das divisões sucessivas :   

615/315  dá 1   e resto 300              315/300  dá 1 e resto 15        300/15 dá 1 e resto ZERO

ENTÃO 15 É O MDC PAI!!!

 

MDC ( 315 e 615 ) = 15 cm       passei para centímetros

 DIVIDINDO CADA DIMENSÃO POR 15 TEMOS:

então  615/15 = 41       e    315 /15 = 21

 MULTIPLICANDO:

41 . 21 = 861 azulejos!!!   viu pai é para isso que estudamos tanto na escola!!!

 

 

MORAL DA HISTÓRIA :

- O Lado do azulejo é 15 cm

- aquantidade de azulejos será 861.

 

e o pai fico todo orgulhoso de seu filho!!! fim da história!!!! ( ainda bem que eu fiz matemática pois como escritor .....kkkk)

 

espero ter ajudado

 

3 5 3