Respostas

2014-04-06T07:08:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado Carlos, 

Parabéns! Sua pergunta é muito importante e bastante interessante.

As pessoas se questionavam a razão de haver tantos tipos diferentes de um mesmo animal, como as várias espécies de borboleta e lagartos.

Isso só foi adequadamente respondido com a descoberta da evolução e dos mecanismos que influenciam o processo evolutivo.

Assim, por volta de 3,5 bilhões de anos surgiu o ser unicelular que deu origem a todos os seres vivos da Terra. 

O processo evolutivo se assemelha ao que ocorre durante o desenvolvimento do ser humano. Uma única célula, o zigoto (formado pela união do espermatozoide e do óvulo), após sucessivas divisões, gera todas as células e diferentes tecidos do recém-nascido, formando o bebê. Ou seja, podemos considera que um ser unicelular se desenvolve até gerar um humano completo ou quase (pois a criança ainda vai se desenvolver).

Se isso é possível em apenas nove meses, imagine o que o mecanismo de seleção natural, isolamento geográfico , e a seleção sexual podem fazer ao longo de mais de três bilhões anos da vida nesse planeta, gerando essa biodiversidade tão bonita e incrível que vemos por todas as partes.

Um dos mecanismos para isso, 
seleção natural, ocorre devido ao fato de que indivíduos mais adaptados ao ambiente no qual vivem apresentam mais chances de sobreviver e reproduzir, passando suas características para seus descendentes. Logo, populações de uma mesma espécie em ambientes diferentes, se não houver troca genética entre elas, com o tempo passam a ser espécies distintas. Imagine, por exemplo, a cor da pele em nossa espécie. A população africana que era negra e foi até a Europa. Devido à menor incidência do raio solar, necessário para a produção da vitamina D, os indivíduos com a pele mais clara passaram a ter mais chances de sobreviver e reproduzir, o que favoreceu eventuais mutações nesse sentido. 

Outro mecanismo consiste na seleção sexual devido à escolha que as fêmeas fazem por machos mais vistosos, coloridos e maiores. Resulta, assim, na grande diferença que vemos entre o macho e a fêmea de pavões.

Para complementar essa explicação, sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios", bem como os vídeos  " A História do Mundo em Duas Horas ", " Doc: Do Macaco ao Homem (Completo e Dublado) ",  "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano  ," e " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui?  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos! 
1 5 1