segundo a lei de coulomb,há uma constante que depende do meio.No vácuo ,seu valor é K=9.0 .10elevado a 9 N.m/c em outros meios,porém,ela se reduz(no oléo,é K/2,2).veja na tabela esse fator de redução,denominado constante dielétrica do meio,para alguns materiais,depois,explique por que um grão de sal de cozinha mantém sua agregação no ar e se dissolve na agua.

1

Respostas

2013-06-01T16:39:35-03:00

O Na+ está na familia 1A, ele é muito eletropositivo. O Cl- está na família dos halogênios e ele é muito eletronegativo. Agora lembrando que a geometria molecular da água  conferir-lhe dipolos elétricos, a região do oxigênio fica "Negativa" e a a dos hidrogênios "positiva", possibilitando que os hidrogênios encostem nos cloros  e os oxigênios encostem no sódio(mas a molécula de água não se disfaz), levando a dissolução do sal.

 

Mas cuidado pois quando se fala de sólidos suspensos, como o sal no ar, ele mantém suas propriedades fisico quimicas pois ele não evaporou  mas somente foi particulado em uma granulometria que possibilitasse sua suspensão aérea, não havendo nehuma dissolução do sal pelo ar. nem ao menos interferência na sua forma cristalina de agregação.

1 1 1