Respostas

A melhor resposta!
2014-04-06T12:21:22-03:00
Potência de um número é o produto dos fatores iguais a este número, sendo sua notação a seguinte : an , sendo a - base - um número real qualquer e n - grau ou expoente da potência - um número natural, positivo que indica quantas vezes a base será multiplicada por si mesma. Exemplo:
23 = 2 x 2 x 2 = 8
Lê-se: “dois elevado a três”, onde
2 = base;
3 = expoente;
8 = potência.

Cálculos com expoentes positivos são simples:

Expoente positivo
22 = 2 x 2 = 4 (Lê-se “dois ao quadrado”);
33 = 3 x 3 x 3 =27 (Lê-se “três ao cubo”)
54 = 5.5.5.5 = 625 (Lê-se “cinco a quarta potência” )
38 = 3.3.3.3.3.3.3.3 = 6.561 (Lê-se 3 a oitava potência”etc...
Obs.: É interessante fazer o aluno “ler” diferentes potências para transformar a leitura e fala em ato reflexo. Do mesmo modo, é conveniente que o professor verifique o grau de proficiência dos alunos em cálculos simples – antiga tabuada – para que o aluno possa acompanhar com rapidez as aulas. Do mesmo modo, oriente o aluno no uso de máquinas de calcular simples ou virtuais
1 5 1
2014-04-06T12:23:23-03:00
(+4)^2 = (+4).(+4) = +16

(-6)^3 = (-3).(-3). (-3) = - 27