Um trem de carga de 240 metros de comprimento, movendo-se com velocidade constante de 72km/h, gasta 0,5 minuto para atravessar um túnel completamente. Qual o comprimento do túnel?

Gente a resposta é 360 metros, mas eu queria saber como faz o cálculo, me ajudem por favor, agradeço quem puder.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-06T13:18:02-03:00
Vamos lá:

0,5 minutos = 30 segundos
Velocidade = 20 m/s

Δs = Strem + Stunel

20 m/s = 240 + Stunel / 30
240 + Stunel = 600
S tunel = 600 - 240
S tunel = 360 m

Belezinha?
1 5 1
2014-04-06T13:59:43-03:00
Como ele disse na questão que a Velocidade inicial está em km/h, então vc tem que colocar o tempo que está em minutos por hora. 
0,5x10 = 5
Vm = DS/DT  > 72 = DS/ 5 > DS = 72 X 5 = 360 m 
1 5 1