Respostas

2014-04-06T13:59:33-03:00
Tem uns livros bons de sociologia que tem essa sua pergunta, faça algumas pesquisas na net irá ajudar bastante.
A melhor resposta!
2014-04-06T14:35:00-03:00
Karl Marx um dos maiores socialistas existentes na história tinha duas maneiras de encarar a realidade, por um lado seu pensamento era analítico, pois tentava ver a realidade da mesma forma que ela é, interpretando-a, fragmentando-a e reconstituindo-a partindo de novos meios para compreendê-la melhor. De acordo com este aspecto é possível afirmar que Karl Marx foi um Cientista Social por praticar a Sociologia, a História, a Economia e a política como exemplos de Ciências Sociais. Já por outro lado seu pensamento era normativo por pretender uma realidade que “deveria ser”, constituindo assim uma civilização ideal em nome da qual a ação seria imperativa para a transformação dessa realidade, que ele mesmo caracterizava como injusta e perversa. No entanto em sua teoria do conhecimento é o fato de ele não propor um método específico para a construção de quais quer conhecimento, mas sim construir algo de acordo com o pensamento e com algumas operações inerentes a esse processo de pensar. Marx confiava que independente da época, a estrutura econômica se apresentava como a base de história humana. Conforme a observação desses fatos e com o conhecimento da realidade social tornou-se possível converter os fenômenos sociais em instrumento político para a determinação de grupos e classes sociais na transformação da sociedade. Para os positivistas a Sociologia tinha apenas como papel investigar e comunicar os fatos sociais, Marx ia muito mais a fundo, pois para ele a Sociologia tinha como responsabilidade contribuir para as mudanças necessárias com o propósito de que a sociedade se tornasse cada vez melhor para os indivíduos que dela fazem parte.
1 5 1