Respostas

A melhor resposta!
2013-06-01T23:33:39-03:00

John Locke: pensador inglês considerado um precursor do movimento, tendo lançado as bases da filosofia política iluminista. Locke defende a ideia de que os homens são portadores de direitos naturais, como a vida, a liberdade e a propriedade.Locke também rejeitava o absolutismo e refutavas as teorias de Hobbes e de Bossuet, para quem o direito dos reis advinha de Deus.

 

Montesquieu: Propunha a divisão dos poderes em três instâncias: executivo, legislativo e judiciário.Montesquieu também pregava a necessidade  de um conjunto de leis que expressasem os valores de toda a sociedade e que fossem obedecidas por todos, inclusive pelos governantes: seria a Constituiçao de um Estado. 

 

Rousseau:acreditava na liberdade dos homens: na medida em que nasciam todos iguais e, por meio de sua livre vontade,criavam as leis e organizavam a sociedade.Rousseau foi grande defensor da democracia como expressao da vontade geral da populaçao de uma naçao.Criticavao excessivo racionalismo, que, a seu ver, reprimia os sentimentos(esses quais seriam atrelados ao conhecimento e a felicidade).

 

Voltaire: acreditava que a livre expressao era um dos direitos naturais do homem e condenava firmemente a censura.Voltaire criticava violentamente a Igreja e o Clero(embora acreditasse que Deus estava presente na natureza e no homem).Criticava também a guerra e rejeitava a ideia de revoluçao.

 

Diderot: juntamente com D'Alembert foram responsaveis pela compilaçao da "Enciclopédia" , obra que constituiu uma tentativa de reunir, todo o conhecimento humano acumulado até entao, conforme entendido pelos iluministas. A obra expressa valores como a substituiçao da fé pelo racionalismo. Voltaire,Rousseau e Montesquieu estao entre os colaboradoes . a "Enciclopedia" foi fundamental como instrumento divulgador dos ideais liberais para a política e para a economia.

17 4 17
  • Usuário do Brainly
2013-06-02T11:50:23-03:00

Bribs,

 

 

John Locke: Considerado o pai do pensamento iluminista, condenou o absolutismo e o poder divino dos reis.

 

Montesquieu: Era a favor da divisão dos poderes do Estado em Executivo, Judiciário e Legislativo.

 

Rousseau: Se destacou na defesa do governo destinado a satisfazer as necessidades do povo.

 

Voltaire: Se destacou pelas críticas que ele faz a Igreja Católica e a intolerância religiosa.

 

Diderot: Junto com D'Alembut, organizaram a Enciclopédia, obra que reuniu o saber da época no campo político, científico e filosófico em 35 volumes.

 

 

Espero ter ajudado.

23 4 23
A tua resposta está boa também,mas está deveras resumida.Mesmo assim obrigada pela tua contribuição!