Respostas

2013-06-01T23:16:25-03:00

vamos upor que um dos lados seja X..   sabendo que o outro lado tem 10 cm a menos temos que ele mede:  X-10..

 

sabendo que o perimetro é 48cm so é somar dois a dois os lados do paraleloramoassim;

2X+2(X-10)=48

2X+2X-20=48

4X=68

X=68/4

X=17 cm

 

logo o outro lado mede : 17-10= 7 cm

 

pronto... as medidas sao 7cm,7cm, 17 cm e 17 cm.. nos quatro lados..

1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-06-01T23:37:23-03:00

Sejam \text{m} e \text{n} as medias dos lados desse paralelogramo, com \text{m}>\text{n}.

 

Desta maneira, como o perímetro é 48~\text{cm}, segue que, 2\text{m}+2\text{n}=48, donde \text{m}+\text{n}=24~~~(\text{i})

 

Segundo o enunciado, a diferença entre a medida do lado maior e a do lado menor é 10~\text{cm}. Disso, temos \text{m}-\text{n}=10~~~(\text{ii}).

 

Somando as equações (\text{i}) e (\text{ii}), segue que:

 

(\text{m}+\text{n})+(\text{m}-\text{n})=24+10

 

2\text{m}=34

 

\text{m}=\dfrac{34}{2}=17

 

Substituindo na primeira equação:

 

17+\text{n}=24

 

\text{n}=24-17=7

 

Logo, as medidas dos lados desse paralelogramo são 7~\text{cm} e 17~\text{cm}.

1 5 1