Respostas

A melhor resposta!
2013-06-02T11:33:11-03:00

O interesse acerca do pau-brasil era porque dessa árvore era possível se extrair um pigmento que servia para o tingimento de tecidos, que era muito apreciado na Europa e possuia alto valor comercial. Os métodos utilizados para a extração, foram todos a base do trabalho escravo, tanto de índios quanto de negros advindos do Continente Africano.

41 4 41
2013-06-02T11:35:09-03:00

Era do pau-brasil que se extraia um pigmento vermelho que servia como corante para as industrias da europa, esse corante era raro e muito caro e foi isso que despertou o olhar dos portugueses e europeis. A madeira do pau-brasil servia para produzir moveis e utensílios. O responsável por toda a coleta do pau-brasil era os indios que em troca recebiam artefatos e novas "armas" como machado mais resistentes e melhores na hora de cortar os materias.

14 3 14