Respostas

A melhor resposta!
2014-04-07T17:21:23-03:00
O conceito de cidadania tem origem na Grécia antiga, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito".
3 3 3
2014-04-07T17:25:51-03:00
No sentido etimológico da palavra, cidadão deriva da palavra civita, que em latim significa cidade e que tem seu correlato grego na palavra politikos - aquele que habita na cidade.
 

No sentido ateniense do termo, cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da cidade por meio da Ekklesia (reunião dos chamados de dentro para fora) na Ágora (praça pública onde se aguardava para deliberar sobre decisões de comum acordo). Dentro desta concepção surge a DEMOCRACIA GREGA, na qual somente 10% da população determinava os destinos de toda a cidade (eram excluídos os escravos, mulheres e artesãos). 

Segundo o dicionário Aurélio, “cidadania é a qualidade ou estado do cidadão”. Entende-se por cidadão “o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este”.
2 4 2