Respostas

2014-04-07T18:49:55-03:00
A pressão atmosférica é medida com instrumentos chamados barômetros e é igual a 1 kg/cm2. A água do mar exerce uma pressão, da mesma forma que a atmosfera. Nos pontos mais fundos do oceano a pressão da água atinge várias toneladas por cm2. se mergulhássemos até aquelas profundidades sem uma proteção adequada, seríamos esmagados pela pressão da água.Como o ar e a água, todos os fluidos exercem pressão. Esse efeito faz funcionar as máquinas hidráulicas. Por exemplo, quando o motorista pisa no pedal do freio, ele empurra um pistão que cria alta pressão num sistema de tubos cheios de óleo. Na extremidade final dos tubos a pressão do óleo movimenta as lonas do freio e faz as rodas do carro parar.Essa pressão hidráulica é usada também para acionar prensas que exercem pressões de milhares de toneladas, macacos hidráulicos capazes de erguer pesos colossais, ou até mesmo grandes perfuradoras. Na indústria a alta pressão é utilizada em muitos processos de produção, incluindo a refinação do petróleo e a fabricação de objetos de matéria plástica. Na vida diária, usa-se o ar sob pressão para inflar os pneumáticos dos veículos e as bolas dos jogos esportivos.
2014-04-08T00:50:03-03:00
Há a pressão atmosférica, que é o peso que o ar impõe sobre todos nós. A medida que aumentamos a altitude essa pressão diminui; o ar é rarefeito.

Há a pressão batimétrica, que é o peso que a água exerce sobre os corpos. A medida que se ganha profundidade, no mar, a água exerce um peso tremendamente grande.

Há a pressão tectônica, decorrente dos deslocamentos das placas. Nesse deslocamento a superfície terrestre ou marinha é afetada.

Há a pressão magmática, pois o calor do magma é deslocado para a superfície, de modo a aliviar o intenso calor interno.