Respostas

2014-04-07T22:10:11-03:00
Carbono 9.espero ter ajudado.amiga
A melhor resposta!
2014-04-07T22:13:23-03:00
Primeiro saber que o nome é formado por um prefixo um infixo e um sulfixo....

o prefixo indica o numero de carbono (1C=met, 2C= et, 3C = prop 4C = But, 5C = pent, 6C = hex...) o infixo se relaciona ao tipo de ligação (siples an, dupla en tripla in) se for apenas hidrocarboneto termina em o  se for outra função recebe o sulfixo referente a função organica... e quando é ramificada o sulfixo é il

ex   CH3CH2CH2CH3   (4C ligação simples -- but an o)   butano

     
(CH3)2CHCH3    (1C + 3C    =   met il prop an o)     metil-propano

os numeros indicam as posições das ligações e das ramificações...
1 5 1