Respostas

A melhor resposta!
2014-04-08T13:30:56-03:00
Olá..também estou fazendo este trabalho... não terminei pois nunca consigo chegar a três laudas.. Vou postar o que já fiz e se vc tiver alguma ideia posta p mim tbm..


O que significa ser pedagogo para mim? A meu ver ele é um mestre, simplesmente uma pessoa que dedicou um tempo de sua vida para aprender mais, com apenas um objetivo: Ensinar a educação. É aquele profissional que atua em várias instancias da prática educativa que possibilita o acesso a cultura, organizando o processo de formação cultural. É pois aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. Em outras palavras Pedagogo é alguém que lida com fatos, estruturas, contextos, situações referentes a prática educativa em suas várias modalidades e manifestações. O pedagogo é um especialista em educação. Compreende e intervém nos processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na sociedade. E existe diferença entre o pedagogo e o professor? Acredito que existem sim, e muitas, mas ambos têm o mesmo objetivo: a educação. Existe a necessidade extrema de que o pedagogo/educador, devesse realizar em curso próprio e absorver toda a complexidade de seu objeto de estudo. Porque a educação não está apenas dentro da sala de aula. “Reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico” (Libâneo e Pimenta, 1999)
A atuação do Pedagogo escolar, é importantíssima na ajuda aos professores para o aprimoramento de seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe e outros)
Trabalho pedagógico seria o trabalho de ensinar, de modo que o termo pedagogia estaria associado exclusivamente a ensino. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito a crianças Ora, ensino se dirige a crianças, então quem ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, ensinar crianças, é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa ideia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores. A Pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças. Exitem diversas definições para Pedagogia como:
Pedagogia é a ciência da educação;
Pedagogia é a ciência e a arte de educar;;
Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa. (DURKHEIM e RADICE.).
O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C, MATTOS). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia Pedagogia diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, ou seja ela não se refere apenas á prática escolar mas a um imenso conjunto de outras práticas. O campo da educação é muito grande e ocorre em muitos lugares e de várias maneiras. Na família, no trabalho, na rua, nas redes sociais, na política, na escola
2 5 2