1-O ÔNIBUS FEZ UMA CURVA PARA A ESQUERDA E EU FUI ATIRADO PARA A DIREITA.EXPLIQUE CIENTIFICAMENTE ESSE FATO E COMENTE O USO DA PALAVRA ATIRADO PELO AUTOR DESSA FRASE.

2- quando um automóvel entra em uma cuva co velocidade muito alta,ele pode derrapar e no conseguir fazer a curva.explique esse fato empregando os conceitos de força de atrito e de força centrípeta

3-DE ACORDO CO A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL,UMA BOLA DE FUTEBOL É ATRAÍDA PELA TERRA E ,SIMULTANEAMENTE , A TERRA É ATRAÍDA POR ELA.

A)COMPARE ESSAS DUAS FORÇAS DE ATRAÇÃO QUANTO à INTENSIDADE,à DIREÇÃO, AO SENTIDO E AO CORPO EM QUE ATUAM.

B)POR QUE A BOLA,QUANDO SOLTA,É ACELERADA EM DIREÇÃO à TERRA,MAS A TERRA NÃO É ACELERADA EM DIREÇÃO à BOLA?

1

Respostas

2014-04-08T09:27:16-03:00
1 - no caso o autor colocou "atirado" porque a  força com que acabou sendo 'lançado' foi uma força grande. ele nao foi lançado pro mesmo lado que o onibus fez a curva por conta da lei da inercia, o que esta parado permanece parado, e o que está em movimento permanece em movimento, desde que não haja nenhuma força sobre o corpo, entao ao fazer a curva, o onibus age, e vc reage com mesma força, só que no sentido oposto (ação e reação)

2 - no caso, a força centripeta puxa o corpo (carro) para o centro da circunferencia que ele fez para fazer a curva, entao no caso a força centripeta é o atrito estatico, ja q a velocidade do pneu em relação ao solo no momento é 0. quando o carro derrapa, deixa de ser atrito estatico para ser dinamico, porque dai há movimento, e se há movimento nao é considerado estatico.

3 - a) a bola exerce uma força sobre o chão (no caso, a gravidade que empurra a bola para o chão), e o chão 'devolve' essa força com a mesma intensidade (lei da inercia, lembra?), mas no sentido oposto, porque a bola empurra para baixo, entao o chao devolve essa força para cima.
b) porque a terra possui a força gravitacional que atrai os corpos para si (centro), entao ela exerce essa força na bola, mas a força que a bola exerce na terra e muito menor por ter a massa menor, entao nao modifica o estado da terra
29 4 29