Olá gente , bem sou 7ºAno ( 6ªserie ) e minha professora de Historia me pediu para fazer uma Pesquiza , sobre : Napoleão Bonaparte , Bloqueio Continental e etc ... As questoes são : 1º De que maneira Napoleão Bnaparte interferiu na vinda da família real para o brasil ? 2º Oque foi o Bloqueio continental ? 3º Que apoio a Inglaterra deu ao governo portugal para chegar com segurança no Brasil ? 4º Que ameaça foi feita por Napoleão Bonaparte , aos países que não aderissem ao bloqueio Continental ? 5º Oque ocorreu de melhoria para o Brasil com a presença da Corte portugesa ? 6º Por qye a família real teve que voltar para portugal e qual a atitude de Don João para assegurar ao Brasil a sua Independencia Politica ? Se podem responder ficarei feliz !

2

Respostas

2013-02-17T14:17:31-03:00

É um pouco grande, mas vale a pena ler, é bem interessante!  É um resumo que vai te ajudar a entender as respostas! 

 

          Napoleão estava governando a França, e queria destruir sua maior rival, que é a Inglaterra. Mas a França ainda era um país feudal, então, como Napoleão representava a burguesia (comerciantes) ele resolveu investir no desenvolvimento industrial da França. Agora (pra ele) a França já esta preparada, agora ele vai focar na Inglaterra (deixar ela pobre).

          A única coisa que Napoleão tinha, era o exercito francês, então ele vai invadir todos os países que tem relações com a Inglaterra, e os obrigar a cortarem essas relações.

Esse decreto datado por Napoleão, que impedia o acesso a portos dos países dominados pelo Império Francês, foi chamada de Bloqueio Continental.

          Mas alguns países não aceitaram essa invasão de Bonaparte. Esses países: Portugal, Espanha e Rússia.

          *Portugal: Não aceitou, pois devia a Inglaterra (panos e vinhos). Então a Inglaterra propôs que transferissem a Família Real para o Brasil em segurança. Já que a Inglaterra era a maior potencia marítima, ela transferiu a Família Real em seus navios. O interesse da Inglaterra nisso, era um 'tratado'. Esse tratado dizia que todo produto que viesse de fora tinha que pagar impostos, mas o menor imposto seria o da Inglaterra. E isso foi péssimo para o Brasil, que só tinha produtos ingleses nas vitrines. E ela também queria acabar com o tráfico de escravos e futuramente com a escravidão, pois eles (escravos) sendo mão de obra livre poderiam comprar os seus produtos (produtos ingleses)

           *Espanha: Não aceitou, pois se achava uma potencia independente, e poderia comercializar com quem ela quisesse. Napoleão, então, invade a Espanha, e vence, e coloca seu irmão José Bonaparte no poder. E as colônias pertencentes a Espanha, aproveitando que sua metrópole estava em crise, vão querer ficar independência, e os EUA apoiam.

            *Rússia: Não aceitou, pois como estava no inicio da sua industrialização, ela queria se relacionar com vários países. Então, Napoleão junta seu exercito para invadir a Rússia, mas a Rússia estava passando por um inverno muito rigoroso, e como ela não tinha exercito, ela usou a inteligência. Retiraram todos os suprimentos, e toda a população Russa do país. Quando Bonaparte chega lá, e não tem nada, só um frio, que já estava 'acabando' com seu exercito, ele teve que voltar. A Rússia mais uma vez esperta, resolveu fazer uma coligação, para derrotar Napoleão, antes que ele se recuperasse...

   

                             Minha aula só foi até ai, =(

 Respostas:

 

1°: Pelo texto da pra saber... Através do Bloqueio continental, ele quis impedir que Portugal tivesse relações com a Inglaterra, então a Inglaterra trouxe a família real, em segurança para o Brasil.

 

2°: Foi um decreto datado por Napoleão, que impedia o acesso a portos dos países dominados pelo Império Francês.

 

3°: Transferiu a Família Real para o Brasil eu navios, já que eles eram a maior potencia marítima.

 

4°: Ele invadia com seu exercito

 

5°: Cultural: Foram criadas escolas, fundaram um Museu Nacional, Observatório Astronômico, e a Biblioteca Real, entre outras/// Política: Criaram três ministérios, o Brasil foi elevado a Reino, as capitanias começaram a se chamar províncias/// Economia: A abertura dos portos e  e a permissão de montar indústrias, que haviam sido proibidas por Portugal, anteriormente; construção de estradas; a usina de Ferro de Ipanema. Entre outras melhorias

 

6°:  Pois o povo português passou a exigir o retorno do rei que se encontrava no Brasil. Em 1820, ocorreu a Revolução do Porto, sendo que os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Pressionado pelos Portugueses, D.João VI resolveu voltar para Portugal, em abril de 1821. Deixou em seu lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente.

 

Agradecimentos a minha Profesora de hostória, Preta!! haha

 

Escolhe como a melhor resposta?? Obrigada e espero ter ajudado!

 

4 4 4
  • Usuário do Brainly
2013-02-18T09:27:03-03:00

1) De que maneira Napoleão Bonaparte interferiu na vinda da família real para o Brasil ?

 

 

Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.

2 4 2