Respostas

2014-04-08T13:07:56-03:00
O que significa ser pedagogo para mim? A meu ver ele é um mestre, simplesmente uma pessoa que dedicou um tempo de sua vida para aprender mais, com apenas um objetivo: Ensinar a educação. É aquele profissional que atua em várias instancias da prática educativa que possibilita o acesso a cultura, organizando o processo de formação cultural. É pois aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. Em outras palavras Pedagogo é alguém que lida com fatos, estruturas, contextos, situações referentes a prática educativa em suas várias modalidades e manifestações. O pedagogo é um especialista em educação. Compreende e intervém nos processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na sociedade.

 
A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças. Exitem diversas definições para Pedagogia como:
Pedagogia é a ciência da educação;
Pedagogia é a ciência e a arte de educar;;
Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa. (DURKHEIM e RADICE.).
O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C, MATTOS). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia Pedagogia diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, ou seja ela não se refere apenas á prática escolar mas a um imenso conjunto de outras práticas. O campo da educação é muito grande e ocorre em muitos lugares e de várias maneiras. Na família, no trabalho, na rua, nas redes sociais, na política, na escola