Respostas

A melhor resposta!
2013-06-02T19:46:39-03:00

ETNOMATEMÁTICA

A Etnomatemática lança mão dos diversos meios de que as culturas se utilizam para encontrar explicações para a

Modelo por Ubirtan D'Ambrosio

sua realidade e vencer as dificuldades que surgem no seu dia-a-dia. (A Etnomatemática não se limita a Matemática!)

Etnomatemática propõe um enfoque epistemológico alternativo associado a uma historiografia mais ampla. Parte da realidade e chega, de maneira natural através de um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural, à ação pedagógica.

 

O Programa Etnomatemática reconhece que não é possível chegar a uma teoria final das maneiras de saber/fazer matemático de uma cultura, daí o caráter dinâmico deste programa de pesquisas. (Ao contrário da Matemática, que possuindo sua epistemologia fechada, quando se propõe a fazer um estudo com embasamento etnoantropológico, o faz fundamentado nas culturas mediterrâneas e nos algoritmos, como padrão que orienta a compreensão do modo de pensar matemático nas culturas estudadas).

2 4 2
2013-06-02T19:49:21-03:00

etnomatemática seria uma parte da matemática que surgiu na década de 70, mais ou menos, e tem por base críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em diferentes contextos culturais.

2 3 2