Respostas

2013-06-02T21:33:43-03:00

\frac{D*d}{2}=150\\\frac{3x*x}{2}=150\\3x^2=300\\x^2=300/3\\x^2=100\\x=\sqrt100\\x=10

descobrimos que a daigonal menor tem 10metros, logo a maior tem: 10*3= 30 metros..

 

sabe-se que o losango é formado por 4 triangulos retangulos e que metade de cada diagonal do losango equivale a dois lado do retangulo, e tabem que a hipotenusa dos trianguloe equivalem ao lado do losango.. sendo assim pelo teorema de pitagoras podemos saber quanto vale cada lado do losango assim:

h^2=c^2+c^2\\h^2=15^2+5^2\\h^2=225+25\\h^2=250\\h=\sqrt250\\h=5\sqrt10

cada lado mede 5\sqrt10, log o perimetro vai ser esse valor vezes os 4 lados assim:

 

5\sqrt10*4=\\\\20\sqrt10\ metros

1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-06-02T21:37:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Diagonal maior: D

Diagonal menor: d

Perímetro: 2p

Área: S

Lado: l

 

Sabe-se que a área de um losango é dada por:

S = \frac{D \times d}{2}

 

 De acordo com o enunciado, uma diagonal é o triplo da outra, portanto, D = 3d.

 

 Segue,

 

S = \frac{D \times d}{2} \\\\ 150 = \frac{3d \times d}{2} \\\\ 3d^2 = 300 \\ d^2 = 100 \\ \boxed{d = 10 \; \text{m}}

 

 Logo,

 

D = 3d \\ D = 3 \times 10 \\ \boxed{D = 30 \; \text{m}}

 

 Da figura, tiramos que:

 

l^2 = \left ( \frac{D}{2} \right )^2 + \left ( \frac{d}{2} \right )^2 \\\\ l^2 = 5^2 + 15^2 \\ l^2 = 25 + 225 \\ l^2 = 250 \\ l = \sqrt{25 \times 10} \\ \boxed{l = 5\sqrt{10} \; \text{m}}

 

 

 Por fim, calculemos o perímetro!

 

2p = l + l + l + l \\ 2p = 4l \\ 2p = 4 \times 5\sqrt{10} \\ \boxed{\boxed{2p = 20\sqrt{10} \; \text{m}}}

 

1 5 1