A Europa foi um consumidor ávido da produção colonial brasileira. Inicalmente os holandeses que financiaram os engenhos detinham o monopólio da sua distribuição. Depois da União das Coroas Ibéricas houve descontinuidade por um período, mas com a invasão de Pernambuco consolidaram sua posição. Depois da sua expulsão do Nordeste brasileiro, passaram a concorrer com a sua produção, produzindo açúcar no Caribe.

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-08T15:48:58-03:00
Mercado europeu, já que não há esse cultivo e parte vai para os EUA.
2 5 2
Disponha ;-)
os eua exportvam açucar da america central daquelas ilhas cuba e as outras e madavam para europa e consumiam em seu pais .
  • guy
  • Ambicioso
2014-04-08T15:50:03-03:00
 um pouco era comercializado no brasil e exportavam para europa.