Respostas

2013-06-03T19:15:33-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Arthur,

 

Os estados modernos na europa se organizaram em função do interesse de uma classe que se fortaleceu bastante durante o período final da idade média, que foram os burgueses ou comerciantes.

 

Como durante esse período as cidades ficavam dentro dos feudos, eram os senhores feudais que determinavam quem poderia comercializar, quais as taxas que seriam cobradas, dentre outras características.

 

Essas mudanças e dificuldades de integração traziam obstáculos ao comércio, de modo que os comerciantes, para superarem isso, estimularam o fortalecimento da figura dos reis, buscando com isso, diminuir as taxas, favorecer a adoção de uma moeda nacional e poder direcionar melhor sua influência a uma corte, sem ter de cuidar de questões políticas em cada uma das cidades.

 

Além desse interesse, as atividades comerciais mais lucrativas exigiam uma infraestrutura grande, necessitando de muito dinheiro e bastante organização, que só seria possível com um estado nacional forte.

 

Algumas consequências da organização dos estados modernos foram as grandes navegações, a invasão e conquista dos territórios americanos, dentre outros locais do mundo, bem como o enfraquecimento do domínio árabe sobre as tão solicitadas especiarias orientais.

Desse modo, o mundo atual só foi possível através dessa mudança da estrutura social baseada em feudos para o padrão de estado moderno.