Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-09T18:28:14-03:00
Variação linguistica: Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.

Variação regional: São expressões idiomáticas da língua que o povo de uma região vai modificando ou incorporando ao próprio idioma e a cultura local.Ex oh paí oh = olhe para isso aí,veja isso aí.E as variações são criadas a todos os instantes no mundo todo.Eu acredito até que contribua para que um idioma permaneça vivo.

Variacao historica: Acontece ao longo de um determinado período de tempo, pode ser identificada ao se comparar dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivíduos socioeconomicamente mais expressivos. A forma antiga permanece ainda entre as gerações mais velhas, período em que as duas variantes convivem; porém com o tempo a nova variante torna-se normal na fala, e finalmente consagra-se pelo uso na modalidade escrita. As mudanças podem ser de grafia ou de significado.

Norma culta ou padrão: Norma culta ou padrão é a linguagem mais pura da língua, ou seja, não há o emprego de gírias, há a preocupação com o emprego correto das normas gramaticais da Língua Portuguesa. É a chamada linguagem informal.
*é a chamada de linguagem formal