Determinada câmera municipal é composta por 45 vereadores, sendo 18 do partido A, 15 do partido B e 12 do partido C. sem identificar a que partidos pertencem os vereadores participantes de uma sessão, pode-se assegurar a presença de um representante de cada partido se o número mínimo de vereadores presentes for igual a:

(A) 23
(B) 28
(C) 31
(D) 34
(E) 42

O resultado é a letra D mais eu gostaria por gentileza de ver o passo a passo para chegar nesse resultado.

1

Respostas

2014-04-09T18:55:59-03:00
Vamos lá! É um exercício muito cobrado em provas de concursos públicos. Vou tentar te explicar, mas se vc não entender, pode me falar, tá?

Imagina que vc tá lá nessa reunião. Melhor ainda, imagina que vc foi incumbido de ficar lá até que estejam presentes pelo menos 1 vereador de cada partido e como vc tá louco pra ir pra casa ver a novela vc fica torcendo pra que cheguem logo pelo menos 1 de cada partido. Então chega um vereador do partido A. Vc fica torcendo pro próximo ser do partido B ou do partido C, mas quem entra pela porta? Outro vereador do partido A. Como vc não tá com sorte hoje, chega mais um vereador do partido A. Já deu pra entender o espírito da coisa? Vão chegar todos os vereadores do partido A, 1 por 1, e vc doido pra ir pra casa! É claro que podia chegar 1 do A, 1 do B e um do C, mas pra garantir, ou seja , dar 100% de certeza, a presença de pelo menos 1 dos vereadores de cada partido vc terá que trabalhar com a pior das hipóteses que é chegarem todos os vereadores de A, todos os vereadores de B e só então algum vereador de C (nessa ordem, do maior para o menor). Depois que estiverem presentes todos de A e todos de B, basta que chegue 1 vereador de C para que vc possa garantir que pelo menos 1 de cada está presente.

18+15+1=34
3 5 3
Nossa, parabéns ótima explicação!