Num triângulo ,as medidas de dois de seus ângulos são 72 e 81 .Qual é a medida do terceiro ângulo?

Caio pretende construir um triângulo usando três varetas de madeira cujos comprimentos são 1,30m , 92cm e 51cm.É possível construir tal triângulo?

ME AJUDEEM!

2

Respostas

2013-06-03T19:53:27-03:00

Primeira pergunta:

72 + 81 + x = 180

X = 180 - 153

X = 27

 

 

Segunda pergunta:

Se é um triângulo qualquer, é possível sim. Pois para se construir um triângulo verifica-se sempre que a medida de um dos lados tem que ser menor que a soma dos outros dois lados.

1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-06-03T20:01:44-03:00

1) A soma dos ângulos internos de um triângulo é 180^{\circ}.

 

Seja \alpha a medida do terceiro ângulo.

 

Desta maneira, temos que:

 

72^{\circ}+81^{\circ}+\alpha=180^{\circ}

 

\alpha=27^{\circ}

 

Logo, a medida do terceiro ângulo é 27^{\circ}.

 

 

2) Se os lados de um triângulo são \text{a}, \text{b} e \text{c}, devemos ter:

 

\text{a}<\text{b}+\text{c}

 

\text{b}<\text{a}+\text{c}

 

\text{c}<\text{a}+\text{b}

 

Desta maneira, como 51<130+92, 92<130+51 e 130<51+92, podemos afirmar que, é possível construir tal triângulo.

1 5 1